Turismo Cultural

No âmbito do Turismo Cultural, a TerraFirme pretende promover experiências culturais, que integrem vivências sensoriais, sociais e culturais, que nos transportem para o passado, para diferentes modos de vida. Uma fuga às rotinas quotidianas, que integra a formação com o entretimento.

Esta área irá incidir sobre o Património Cultural, composto por sítios arqueológicos, históricos e naturais, monumentos e museus. No entanto, as outras áreas do turismo cultural, como os lugares de memória, as artes, o religioso, o popular, o rural e o urbano, também fazem parte do nosso património, logo também serão integradas neste projecto.

Estas experiências culturais têm como objectivos:

  • revitalizar as identidades culturais e o sentido identitário;
  • promover a sensibilização para a preservação e conservação do património;
  • potenciar os recursos patrimoniais, tornando-os em mais valias sociais e económicas;
  • contribuir para o desenvolvimento local/regional/nacional sustentável e durável.

Para alcançar estes objectivos, a TerraFirme pretende elaborar planos de revalorização turística, em parceria com entidades locais e regionais, para o desenvolvimento sustentável.

As experiências sensoriais, sociais e culturais que pretendemos desenvolver neste espaço encontram-se ainda em fase de desenvolvimento, pelo que as anunciaremos brevemente. Pedimos que tenha mais alguma paciência…