Educação Patrimonial

A Educação Patrimonial constitui um elemento crucial na preservação e protecção do Património, por esse motivo a TerraFirme aposta em múltiplas actividades para todos os públicos interessados em participar, “dos 8 aos 80”, educando e divertindo.


Acreditamos que a divulgação científica, de modo directo e didáctico, permite dotar o público de conhecimentos sobre o seu meio envolvente patrimonial (cultural e natural) e sensibilizá-lo para a sua preservação de modo sustentável, podendo assim usufruir melhor dos bens patrimoniais que o rodeiam.


As actividades que a TerraFirme apresenta pretendem despertar a curiosidade natural existente sobre a investigação científica, através da participação do público em experiências sensoriais, que permitem a observação e a manipulação de vestígios do passado e da natureza, criando laços afectivos com estes.


O nosso objectivo é que tenha uma experiência inesquecível, que apesar do cansaço no final tenha um sorriso de satisfação no rosto!


No entanto, a Educação Patrimonial que a TerraFirme apresenta, não se cinge apenas a oferecer experiências para o público geral, pretende, igualmente, realizar actividades formativas para um público mais especializado. Pois para uma melhor Educação é necessário promover formações, de modo a que os profissionais das diferentes áreas do Património possam usufruir e oferecer uma qualidade de trabalho científico e de divulgação de excelência.
air jordan


A Educação Patrimonial daTerraFirme divide-se assim em três áreas distintas:


  1. Actividades Lúdico-pedagógicas

  2. Formações

  3. Turismo Cultural

têm como objectivo geral incutir conhecimentos a nível do Património e também da sua sustentabilidade, permitindo aos públicos-alvo adquirir habilitações que poderão utilizar na sua área profissional e até mesmo no seu quotidiano.

Actividades Lúdico-pedagógicas

A TerraFirme pretende, através de jogos e brincadeiras didácticas, consciencializar as crianças e os jovens da sua entidade cultural, criando laços de afectividade sobre o Património que os rodeia, aprendendo como o podem conservar e proteger. E também permitir o seu desenvolvimento enquanto jovens cidadãos, responsáveis e participativos.

As Actividades Lúdico-pedagógicas da TerraFirme foram desenvolvidas para crianças e jovens, em idade escolar, podendo ser realizadas, quer a nível pessoal / familiar, quer a nível institucional (escolas, institutos e associações juvenis).

O desenvolvimento de actividades de cariz lúdico-pedagógico nos estabelecimentos de ensino (Pacote Escola), tem como objectivo tornar-se num auxiliar dos professores, como modo preferencial para a obtenção de exemplos observáveis e palpáveis das matérias estudadas, consolidando os conceitos e conteúdos aprendidos. Além do mais, os alunos ao saírem do contexto da “Sala de Aula” tendem a ganhar uma maior motivação perante a aprendizagem.

As mesmas podem ser integradas nos conteúdos programáticos escolares, no âmbito das temáticas da Pré-História e História, bem como da Expressão Artística, Educação Visual e Tecnológica, Geografia, Ciências da Natureza, Matemática e Educação Física.

Como não se aprende apenas na escola, as Actividades Lúdico-pedagógicas podem, igualmente, ser realizadas a nível familiar (Pacote Família).

Se quiser um fim-de-semana diferente com os seus filhos, sobrinhos e os amiguinhos deles, ou até mesmo fazer uma Festa de Aniversário temática, inscreva-se numa das actividades que a TerraFirme tem disponíveis para si. Venha viajar no passado com eles e connosco!

 

Modalidades de Pagamento

O pagamento das actividades será realizado no acto da inscrição das mesmas. Este deve ser efectuado por meio de numerário, cheque ou transferência bancária no valor correspondente ao custo das actividades seleccionadas.

Em caso de pagamento por Cheque, este deve vir traçado. Os dados para o preenchimento do respectivo cheque, serão indicados após a inscrição online. O cheque deve ser enviado para a morada que se encontra nos contactos do site TerraFirme, preferencialmente através de correio registado, para vossa segurança. O mesmo deverá ser efectuado caso o pagamento seja em Numerário. Juntamente com o pagamento (cheque ou numerário), tem que enviar a cópia da pré-inscrição que terá recebido aquando da inscrição online, para posterior validação da inscrição.

A Transferência Bancária deve ser efectuada para o NIB: 003506660006995790089. (Banco Caixa Geral de Depósitos), cujo comprovativo tem que enviar para o e-mail ou a morada que se encontram nos contactos do site TerraFirme, de modo a que a inscrição possa ser validada.

Formações

A TerraFirme, também no âmbito da Educação Patrimonial, organiza e disponibiliza acções de Formação para todos os interessados em adquirir novos conhecimentos a nível do Património e da sua sustentabilidade, de acordo com a procura cada vez mais exigente do mercado.

As Formações pretendem incutir aos profissionais das diferentes áreas do Património novos métodos de trabalho e novos serviços, para que estes possam usufruir e oferecer uma qualidade de trabalho científico e de divulgação de excelência.

No entanto, as acções formativas da TerraFirme não são exclusivas para profissionais das diferentes áreas do Património, qualquer pessoa interessada pode inscrever-se nas mesmas, pois o objectivo comum de todas as formações assenta na identificação com o Património (em todas as suas vertentes) e, por sua vez, na sua conservação e protecção.

Pretendemos que as Formações possuam uma elevada qualidade, respeitando a diversidade temática, sendo que para isso contamos com a colaboração de vários investigadores e profissionais, habilitados e certificados para as mesmas.

Além do mais, a TerraFirme, como empresa versátil e moderna, procura manter-se constantemente actualizada, adoptando medidas que visam colmatar as necessidades dos vários públicos, por isso iremos aumentar a oferta consoante o surgimento de novos desenvolvimentos científicos e/ou outros nas diferentes áreas do Património.

Inscrição e Modalidades de Pagamento

A inscrição em qualquer uma das Formações será considerada uma pré-inscrição, de modo a que o formando possa reservar o seu lugar na acção formativa pretendida. Para tal, além do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site TerraFirme em cada uma das áreas de Formação, o formando deve proceder ao pagamento da mesma, para que possa ser validada.

O pagamento das Formações será realizado no acto da inscrição, existindo a possibilidade de serem pagas em prestações no caso de se enquadrarem num bloco formativo completo. Este deve ser efectuado por meio de numerário, cheque ou transferência bancária no valor correspondente ao custo da formação seleccionada.

Em caso de pagamento por Cheque, este deve vir traçado. Os dados para o preenchimento do respectivo cheque, serão indicados após a inscrição online. O cheque deve ser enviado para a morada que se encontra nos contactos do site TerraFirme, preferencialmente através de correio registado, para vossa segurança. O mesmo deverá ser efectuado caso o pagamento seja em Numerário. Juntamente com o pagamento (cheque ou numerário), tem que enviar a cópia da pré-inscrição que terá recebido aquando da inscrição online, para posterior validação da inscrição.

A Transferência Bancária deve ser efectuada para o NIB: 003506660006995790089 (Banco Caixa Geral de Depósitos), cujo comprovativo tem que enviar para o e-mail ou a morada que se encontram nos contactos do site TerraFirme, de modo a que a inscrição possa ser validada.

Turismo Cultural

No âmbito do Turismo Cultural, a TerraFirme promove experiências culturais, integrando vivências sensoriais, sociais e culturais, que nos transportem para o passado, para diferentes modos de vida. Uma fuga às rotinas quotidianas, que conjuga a formação com o entretimento.

A TerraFirme organiza visitas, para si e para os seus, a sítios arqueológicos, históricos e naturais, monumentos e museus, bem como a lugares de memória, às artes, ao religioso, ao popular, ao rural e ao urbano, ou seja, a todos os elementos do Património Cultural.

Estas experiências culturais têm como objectivos:

  • revitalizar as identidades culturais e o sentido identitário;
  • promover a sensibilização para a preservação e conservação do património;
  • potenciar os recursos patrimoniais, tornando-os em mais valias sociais e económicas;
  • contribuir para o desenvolvimento local / regional / nacional sustentável e durável.

* As experiências sensoriais, sociais e culturais que pretendemos desenvolver neste espaço encontram-se ainda em fase de desenvolvimento, pelo que as anunciaremos brevemente.
Pedimos que tenha mais alguma paciência…