Apresentação

A TerraFirme é uma empresa de Educação e Gestão Patrimonial, com uma base sólida e versátil, cujo objectivo principal é tornar o nosso Passado como um dos pilares estratégicos rumo a um Futuro sustentável.


Trabalhamos com e para o Património, pois este constitui uma mais-valia para o reconhecimento da Herança Cultural de um país, de um território ou de um lugar, potenciando a Identidade Cultural da sociedade que aí vive.

A nossa área por excelência incide sobre o património arqueológico e histórico, no entanto a palavra Património engloba outras realidades, como o ambiente e a paisagem.

O Património, em todas as suas vertentes, não pertence apenas àqueles (investigadores e cientistas) que se dedicam a estudá-lo, é algo que pertence a todos e que todos devemos proteger e conservar. A divulgação científica junto da sociedade é o primeiro passo para a preservação do Património. Infelizmente, muitas vezes é visto como um obstáculo no desenvolvimento de um território, sendo destruído ou apenas votado ao abandono. De facto, todo o Património pode ser, de modo sustentável, uma mais-valia sócio-económica a nível local, regional e nacional.

É nosso objectivo incutir no seio da sociedade a importante missão de preservar e proteger o seu Património, a sua Identidade, através do conhecimento e da democratização do mesmo.

Com este objectivo, a TerraFirme subdivide-se em duas áreas de actuação:

  1. TerraFirme Educação Patrimonial (Actividades Lúdico-pedagógicas, Formação e Turismo Cultural);
  2. TerraFirme Gestão Patrimonial (Gestão de projectos e Trabalhos Arqueológicos).