Ciclo de Workshops de Escrita Criativa, com João Tordo_Vencedor do Prémio Saramago 2009

A TerraFirme vai organizar um ciclo de workshops de Escrita Criativa com o escritor João Tordo, vencedor do Prémio Saramago 2009 e Candidato ao Prémio Europeu do Livro 2012.

Desta forma, nos próximos dias 3 e 4 de Novembro, no Porto, no Palácio das Artes | Fábrica de Talentos e a 17 e 18 de Novembro, em Coimbra, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha lá estaremos para vos receber.

João Tordo nasceu em Lisboa em 1975. Formou-se em Filosofia e estudou Jornalismo e Escrita Criativa em Londres e Nova Iorque. Em 2009 ganhou o Prémio Literário José Saramago com o romance As Três Vidas (2008). Foi finalista dos prémios Melhor Livro de Ficção Narrativa da Sociedade Portuguesa de Autores, do Prémio Fernando Namora em 2011 e do Prémio Portugal Telecom. Publicou ainda O Livro dos Homens sem Luz (2004)Hotel Memória  (2007)O Bom Inverno (2010)Anatomia dos Mártires (2011). Trabalha como cronista, tradutor, guionista e formador em Workshops de ficção. Os seus livros estão publicados em seis países, incluindo França, Itália e Brasil. Recentemente, entrou na pré-selecção do Prémio Europeu do Livro com Le Bon Hiver (Actes Sud).

Neste workshop irá falar-se da ideia original ao tratamento dessa ideia.

O plot/enredo e desenvolvimento do plot. A diferença entre storyline e plotline. A importância dos pontos de viragem. O parágrafo inicial e os plot points ao longo do enredo; armadilhas, ganchos, flashbacks e outras técnicas. Divisão de um romance em três actos: o significado de cada acto. Os momentos fundamentais: crise inicial, desenvolvimento, clímax e resolução; a revelação das personagens. Noção de mudança e importância do arco narrativo. As cinco componentes do romance: descrição, diálogo, acção, pensamento, exposição. A importância do ponto de vista em literatura. A voz narrativa: primeira e terceira pessoa. Anatomia de uma cena: construção do mundo narrativo. Exposição vs Informação; Narrativa vs Diálogo. Caixa de ferramentas. A viagem emocional do protagonista.